Tabela Nutricional do Ovo | Ovos Filippsen

O ovo é um alimento de origem animal rico em proteínas, vitaminas e minerais. Fonte de gorduras boas e de alto valor biológico, o ingrediente é extremamente benéfico para a saúde e tem como uma de suas principais características, a sua versatilidade: podendo ser preparado de diversas maneiras e entrar em pratos de todos os gostos para auxiliar na dieta.

A alta quantidade de proteínas é um dos fatores que fazem o ovo estar presente em muitos planos alimentares para o auxílio da hipertrofia, mas seus benefícios vão muito além disso. O alimento pode ajudar no emagrecimento e até na prevenção de doenças.

Sendo assim, ele contém diversos benefícios para o organismo, como garantir o funcionamento das células nervosas que ajudam na memória, além de produzir energia para o corpo e manter o sistema imunológico saudável.

O ovo contém também um nutriente essencial que faz parte do complexo de vitaminas B, a colina, que é fundamental na quebra do aminoácido homocisteína, associado ao desenvolvimento de doenças cardíacas. Por isso, o ovo pode ter papel fundamental na diminuição do risco de problemas no coração.

Por conter vitamina A, luteína e zeaxantina, o ovo pode ajudar a prevenir a degeneração macular dos olhos – principal causa de catarata relacionada à idade – e a retinose pigmentar.

É importante notar, porém, que o modo de preparo dos ovos é extremamente influente em várias de suas propriedades. A fritura dos ovos (sobretudo mexidos e com a gema perfurada) provoca uma perda maior de seus nutrientes mais especiais, se comparada a outros modos de preparo, como o cozimento. Uma vez que o ovo é um alimento extremamente versátil, sempre é possível evitar o tédio preparando diferentes pratos e, ainda assim, obter a mesma fantástica dose de nutrientes.